terça-feira, 1 de julho de 2014

Nesta postagem iremos falar sobre o que é um servo motor, como funciona, e suas aplicações na plataforma arduino.
Os servos motores são muito usados no controle de aviões telecomandados, robôs, barcos de controle remoto, helicópteros, além no arduino é claro, e são dispositivos que pode ser posicionado numa determinada posição angular de acordo com um sinal de entrada. 
Enquanto esse sinal se  mantiver constante e for enviado para o servomotor, o servo irá manter a sua posição angular, ao variar o sinal de entrada possibilita uma variação a posição angular do veio.




Um servomotor possui três entradas. Uma entrada é a alimentação (normalmente 5V para servomotores standard), outra será a massa e a última que falta referir será o sinal de entrada. Este sinal de entrada será um impulso PWM, em que fazendo variar o seu “duty cicle”, podemos variar a posição angular do servomotor. Isto em servomotores de posição, pois também existem servomotores de rotação contínua. Nesses servomotores a variação do “duty cicle” far| variar na posição angular, mas a velocidade e sentido de rotação do servomotor. Existe possibilidade de modificar, sem grande dificuldade, um servomotor de posição para rotação contínua. Esta modificação é permanente, não podendo ser reversível. No entanto, o objectivo desta postagem não se centra nisso, mas sim em como fazer a sua interação com a plataforma de desenvolvimento Arduino.





Os principais componentes de um servo motor de posição são os seguintes, Circuito de controle , potenciómetro , motor DC .
O circuito de controle, como o próprio nome indica, é responsável por controlar e mover o motor DC, com base nas informações obtidas pela leitura do potenciómetro e do sinal de entrada. O potenciómetro, neste contexto, é utilizado acoplado ao eixo de rotação para conseguir obter a posição angular do eixo. 


Para facilitar a aprendizagem colocamos um video do canal All Eletrônics do youtube



Referência:

Livro
MCROBERTS, M. Arduino Básico. 1 ed. São Paulo: Novatec, 2011.







Deixe seu comentário:

0 comentários :

Postar um comentário